Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação
Imagética

Oju, em idioma iorubá, significa olho.

Aqui, o olhar é uma ferramenta simbólica para compreender, transformar e criar modelos de realidade. E, também, ressalta uma crença. A de que, por meio das imagens e das reflexões que podemos fazer por meio delas, temas da agenda brasileira e do campo conceitual da fotografia podem ser colocados em debate, criar visibilidades, visualidades e difundir culturas.

Este site tem o desafio de conjugar estas questões que são culturais, artísticas e sociais, especialmente aquelas que evidenciam o complexo de origem negro-africana no Brasil e suas influências para a formação do território brasileiro. Em diferentes olhares e estratégias visuais, aponta, de forma geral, para as possibilidades do dispositivo fotográfico, seus usos e funções para a sociedade, e o modo de abordá-lo: sob o ponto de vista do fotógrafo ou do observador que interage, nesse processo.

São mapeamentos, inventários que integram textos e imagens, trazem notícias, produzem conhecimentos, e geram produtos e serviços para gestão de projetos em imagem, cultura e sociedade,  publicações, ações de mediação e difusão da produção cultural que tenha na fotografia seu meio e fim.

Durante o primeiro mês de vigência do site, apenas conteúdos que explicitam a função de cada área, categoria ou seção estarão disponíveis, em  pequenos textos para informar o que você encontrará em cada uma delas. A ideia é familiarizar os usuários à proposta do projeto. A seguir, e durante todo o período de manutenção, conteúdos exclusivos serão adicionados e você poderá participar também.  

Seja bem-vindo. Seja bem-vinda. Traga também seu olho, seu olhar, sua opinião, sua ideia, comente, conte suas histórias!

O projeto do site Oju: imagem, cultura e sociedade foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, no edital “Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet 2010”.

Denise Camargo